segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Inteligênciarrogância.

Inteligência seria sabedoria que seria arrogância? Tal dúvida tem me cercado nos últimos dia e filosofei bastante sobre isso. Talvez definindo-se o que é cada coisa fique mais fácil de entender.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


inteligência1

in.te.li.gên.cia1
sf (lat intelligentia) 1 Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar; entendimento, intelecto. 2Compreensão, conhecimento profundo. 4 Psicol Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito (medido na execução de tarefas que envolvam apreensão de relações abstratas) e, bem assim, de aprender, para que essas situações possam ser bem resolvidas. 5 Pessoa de grande esfera intelectual.

sabedoria
sa.be.do.ri.a
sf (sabedor+ia1) 1 Qualidade de sabedor; erudição. 2 Grande soma de conhecimentos. 3 Conhecimentos filosóficos e científicos. 4 Totalidade dos conhecimentos adquiridos. 5Aplicação inteligente dos conhecimentos. 7 Conduta orientada de acordo com o conhecimento daquilo que é verdadeiro e justo. 8Grande circunspeção e prudência; juízo, bom senso, razão, retidão.

arrogância
ar.ro.gân.cia
sf (lat arrogantia) Altivez, insolência, orgulho, presunção.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de ler essas e outras definições eu conclui que relacionar uma pessoa inteligente ou sábia à uma pessoa arrogante depende totalmente de como a pessoa em si age e como o observador interpreta as ações dessa pessoa. Deve-se levar em conta também o ambiente em que a pessoa vive. Muitas vezes um ambiente no qual a pessoa inteligente esteja cercada de semelhantes possa levá-la a agir de forma arrogante (para as pessoas de fora desse ambiente), tal forma que é normal e indispensável no ambiente dos inteligentes.

Outro fator que predomina é o observador. A inteligência em si só é notada quando a de x é maior que a sua. Uma pessoa com "menor" inteligência te passa despercebida pois ela não lhe apresenta ameaça, uma vez que você é "melhor" que ela. Logo chamamos de arrogantes aqueles que mostram ser melhores que nós, se nos preocuparmos com o motivo. As vezes, demonstrar ser mais intelectual pode trazer vantagens. Prefiro não exemplificar, mas o mundo atual é pura competição, logo quem faz melhor propaganda vende melhor o produto. Se a qualidade do produto é boa ou não, isso é outra história (pra quem não percebeu isso foi uma metáfora).

Contrapondo a arrogância temos a humildade. Ela segue o mesmo padrão. Se conhecemos alguém que sabemos que é melhor nós mas não demonstra isso abertamente, chamamos de humilde. Pessoalmente não consegui encontrar nenhuma vantagem na humildade (esquecendo fatores religiosos) se não conquistar a simpatia de alguém. Porque por mais incrível que possa parecer, simpatizamos em maioria com aqueles que podemos subjugar de alguma forma!


 Sei que é um pouco burocrático, mas se você tiver alguma visão diferente e quiser compartilhar comente abaixo. Se tiver vergonha pode comentar em anônimo. O que importa é a opinião mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

#CoutoFalandoVerdadesParteI

Postar um comentário