quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sobre Vloggers.

Ultimamente a nova mania da Internet são os vlogs. Eles já andavam entre nós em meados de 2005/2006 juntamente com a ascensão do YouTube. Como nem todo mundo era viciado em vídeos do YouTube, os precursores dos Vlogs ficaram esquecidos na sombra da Internet.

Até que no final do ano passado (2009) um cara chamado PC Siqueira ressuscitou a onda Vlog no Brasil com vídeos ''humorados''. Só um parênteses: As pessoas estão colocando o PC Siqueira num pedestal, como se ele fosse o herói dos heróis. Continuando...Vários vloggers que já existiam antes do PC Siqueira perderam força. Então começaram a surgir vários e vários vloggers de cada canto do Brasil, do planeta, talvez do universo, o que era de se esperar quando uma coisa vira moda. Até ai tudo bem, eu mesmo vi alguns vídeos do PC Siqueira e gostei, achei que ele estava sendo bem direto expondo a opnião dele de uma forma mais ''light''.

Mas fui conversando com vários amigos e colegas, alguns gostava do PC, já outros não. Os que gostavam diziam que o PC era um cara super foda e tudo mais. Já alguns que não gostavam diziam que ele era meio falso, forçado e coisas assim. Muitas pessoas brigaram por causa disso. Ai um dia eis que surge o Felipe Neto. Ele faz tanto sucesso quanto PC Siqueira, mas ele tem uma diferença: Felipe Neto é mais agressivo e mais direto na crítica que PC Siqueira. É óbvio que tantas críticas iam dar algum problema não é mesmo? Pra começar correram boatos de que PC Siqueira e Felipe Neto eram inimigos mortais e que se odiavam. Como isso não era verdade, os dois resolveram gravar um update juntos para esclarecer as coisas, atingindo o objetivo.

Tudo corria bem no reino da Vlog-lândia quando em um de seus updates, PC Siqueira expressa mal a sua escolha religiosa de forma com que muitos se sentiram ofendidos. PC Siqueira se declarou ''Ateu'' e criticou muitas coisas que ocorreram na historia e na ciência. Essa ''ofensa'' o fez publicar um vídeo no qual ele explica toda a situação e pede desculpas pelas supostas ofensas.

Felipe Neto (eu sempre penso Felipe Melo mas isso não importa agora) também não demorou muito para arranjar encrenca. Mas como dizem :''quanto mais alto o salto maior a queda''; Felipe Melo arranjou uma encrenca maior do que PC Siqueira. Felipe Neto acabou por insultar o cantor Fiuk (pra quem não conhece, ele é filho do Fábio Júnior, que pra quem não conhece é aquele cara que sua mãe queria casar quando você tinha 2 anos). O cantor não deixou barato e depois do bate-boca acabou por processar o Vlogger.

Como os ''maiores'' Vloggers brasileiros da atualidade se meteram nessas encrencas e também por motivos pessoais, eu resolvi procurar por alguns vloggers menores. Claro, a qualidade não era a mesma, nem o aproveitamento, mas eu achava um tanto que indispensável pois estava um tanto motivado a fazer um vlog pra criticar algumas coisas do mundo como a maioria das pessoas fez ou fariam se caso viessem a ter um vlog. Alguns eu indiquei à amigos e muitos me responderam dizendo que esses caras estavam imitando o PC Siqueira e o Felipe Neto. Poxa, isso me tirou a vontade que tinha de ter um vlog, se for pra ser tachado de falso e de copiador, prefiro ficar no anonimato. A palavra moda tem no contexto copiar de alguém, não ser original, seguindo esse raciocínio deve-se copiar-se algo de alguém. Todo mundo anda de calça Jeans por ai e ninguém fica falando para a outra pessoa que ela copiou a calça da primeira pessoa que usou o material textil. Todo mundo usa a Internet mas ninguém é taxado de sem criatividade porque usa o sistema que algum nerd criou num laboratório no vale do Silício. Se de alguma forma os Vlogs são bons para o mundo é interessante deixá-los em paz. Se você é contra vlogs respeite-os da mesma forma que ninguém esta te desrespeitando por você não ter um vlog.

4 comentários:

Molly disse...

O vídeo é aquele "Fiukar" ? Achei infantil da parte dele processar o Felipe Neto por isso, mas também achei nada a ver o vídeo que o Felipe Neto fez sobre ele. E acho que as pessoas são paranóicas hoje em dia com esse conceito de "modinha". Só que também não dá pra deixar de fazer as coisas por causa disso. Acho que você devia fazer um vlog (:

(Rafael) Couto disse...

é eu realmente queria mas acho que vou fazer só quando dar uma amenizada nisso e quando conseguir manter o Couto's.

Patrícia Camila disse...

Achei bobo o cara processar o Felipe Neto. Ele é famoso e o Felipe Neto não é o unico que critica o que ele faz, só o fez publicamente. Mas isso é ponto de vista, devia ser aceito como uma coisa banal. Não acho que todo mundo tenha que deixar os vlogers em paz, porque tudo merece uma crítica; mas não acho válido apelar pra baixaria e falta de educação. Até porque desse jeito você pode acabar sendo processado.

(Rafael) Couto disse...

Sim patê, eu quis dizer deixar os vloggers em paz no sentido de respeitar, porque respeito é bom e faz bem pra pele. Aposto que todo mundo gosta de vez em quando de receber críticas construtivas, acho queesse é o papel da crítica, mas enfim, concordo com você.

Postar um comentário