terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Os 10 melhores solos da história.


Saiu semana passada, no site da NME, uma lista dos 50 melhores solos da história. A lista foi construída por artistas de várias bandas, indo de Tribes até Two Door Cinema Club.
Os queridinhos do Indie escolheram Last Night dos Strokes como melhor solo da história. Nenhuma surpresa visto que a maioria dos "encores" (o famoso BIS brasileiro) da banda são compostos pela música da banda americana.
A matéria deixou de fora alguns clássicos aclamados pelo público como One do Metallica.
Inspirado na matéria, resolvi fazer uma lista dos 10 melhores solos. Alguns não são de guitarra. Vou colocar de acordo com o meu gosto, então se quiserem dar sugestões nos comentários de outros solos ótimos estou à disposição para ouví-los.






1# All Along the Watchtower - Jimi Hendrix
Pelo que já escutei de vários artistas, principalmente guitarristas, essa é a música com mais covers (mais até que Young Folks do Peter Bjorn and John). Foi escrita pelo Bob Dylan mas aposto que fez mais sucesso nas mãos de Hendrix. Não tinha como eu não escolher outra: a melhor música do melhor guitarrista. O solo é longo e o guitarrista canhoto enche-o de distorções, dando a sensação de alucinação. O final da música ainda conta com um segundo solo, mas um pouco mais agressivo, aonde já é emendado o fade out e dá aquela vontade de quero mais.



2# Free Bird - Lynyrd Skynyrd
Minha inspiração pessoal, gostaria muito de ter dado o primeiro lugar pra essa obra prima do Lynyrd. Da pra ver o quanto gosto dela vendo a máscara do blog aonde adaptei uma frase da música. É quase como One do Metallica, começa lenta e de repente começa o solo enlouquecido. O conjunto da obra leva o primeiro lugar no meu coração e o solo leva o segundo lugar.


 3# Johnny B. Goode - Chuck Berry
Clássico dos clássicos dos clássicos. O ínicio do ínicio. O "fiat" (faça-se - em latim) do rock moderno. Com direito à homenagem na trilogia Back to The Future. Inspiração de outros vários estilos musicais, não podia ficar fora do meu top 10, terceiro lugar pra ela e quase roubando o segundo lugar do Muse.

 4# Knights of Cydonia - Muse
Grande música. Poderia-se dizer que enquanto as músicas tem solo, este solo tem a música. A repetição e a combinação das notas da o tom "velho oeste" que a música trás, assim como o clipe. Música indispensável para qualquer jogador fanático de Guitar Hero e considerada por muitos a única música boa e não gay da banda Muse.


 5# My My, Hey Hey - Neil Young
Lenda do Folk, Neil Young não podia ficar de fora dessa lista. Como já disse na canção: Rock and Roll can never die. E nunca irá mesmo, principalmente nessa forte canção. Quinto lugar conquistado com honra pelo canadense.

6# Sultans of Swing - Dire Straits
Outra clássico dos clássicos. Inspiração das inspirações. Não tem muito o que falar sobre a música em si, nem sobre o solo. O riff é um dos mais conhecidos do mundo, e o solo explica-se por si só. Merecidamente na lista.

7# Cinnamon Girl - Neil Young
Não é que o canadense conseguiu uma dobradinha? Não sei porque mas essa música me lembra Scooby Doo. Mas não foi por isso que ela entrou na lista, não é verdade?
A guitarra foi bem utilizada, tanto que se não entrasse Cinnamon Girl entraria Cocaine do Eric Clapton. Preferi Cinnamon Girl, mais alegre, mais amiga, com um solo simples, mas lindo.


8# Kids - Two Door Cinema Club
Nunca que os queridinhos da música alternativa atual iriam ficar de fora. Principalmente depois de eu ter comprado o cd deles e ter sido presenteado com a música bônus Kids. É claro que eu já havia ouvido-a, mas não esperava que ela estivesse no cd, até porque comprei o CD por impulso. Mas eles conseguiram, com um solo no final da músicas muito empolgante.

 9# Fly to Me - Keane
A banda Inglesa Keane não é conhecida por seu trabalho com a guitarra. Na realidade eles nem possuem guitarrista. Mas como disse, nem todos os solos aqui são de guitarra.
Fly to Me tem um solo de órgão ou sintetizador envolvente que vai levando ao climax da música. O solo é curto, mas é ótimo.

10# In my Head - Queens of the Stone Age
Os simplesmente mais estilosos e malucos do rock garantem o final da lista em grande estilo. Outra música aonde o conjunto ficaria nas alturas mas como o assunto é solo, acabam perdendo posições.
O solo é quase igual a música toda, mas vem acompanhado de uma perspectiva de destruição talvez. Algo mais bruto. Depois vem a ponte que dá um pedaço de suspense e no final um mini solo, o qual me fez colocar essa música aqui.

 CONVIDADOESPECIAL# No I in Threesome - Interpol
Quase coloquei esta na lista, mas percebi que não tinha um solo bem definido. Escutem, vale a pena.

Espero que tenham gostado das músicas novas talvez para alguns e apreciado os clássicos que possivelmente inspiraram as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário